Projeto DFAS entrega insumos agrícolas a 50 produtores do distrito de Cantagalo

Carlos Tavares, presidente da ONG são-tomense ADAPPA, no distrito de Cantagalo, na comunidade de Ponta das Palmeiras, no dia 7 de março de 2023, referiu “que os agricultores devem valorizar os materiais agora entregues para o aumento da produção e da produtividade”. O Dr. Carlos Tavares agradeceu aos financiadores explicando “que tudo isto está muito bonito, mas isso foi porque os financiadores acreditaram em nós e apoiaram esta ação”.

Com efeito, no âmbito do Projeto DFAS – Desenvolvimento das Fileiras Agrícolas Sustentáveis, financiado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e pelas empresas petrolíferas britânicas BP (British Petroleum) e Shell.

O projeto DFAS visa aumentar a produção de pimenta e outras culturas alimentares, designadamente a matabala, a mandioca e a banana. Esta iniciativa com a entrega de kits de materiais agrícolas beneficiou diretamente 50 produtores das comunidades de Santo António, Quimpo e Ponta das Palmeiras, no Distrito de Cantagalo.

50 agricultores do distrito de Cantagalo

Os produtores, por seu turno, agradeceram aos financiadores e ao parceiro local (ADAPPA) pelo apoio com os kits de insumos agrícolas e comprometeram-se a fazer bom uso dos mesmos, atendendo à finalidade de contribuir para o aumento da produção e da produtividade.

Os kits distribuídos incluem capa de chuva, galochas (botins), lima, machim, enxada, tesoura de podar e serrote de podar. Anteriormente, este grupo de produtores beneficiou de formações, assistência técnica e material vegetal como viveiros de pimenta, tutores e estacas de mandioca. O projeto DFAS apoia, igualmente, outros 40 beneficiários, neste caso um grupo de transformadores da Cooperativa Margarida Manuel, no Distrito de Mé-Zóchi. Sendo que destes a esmagadora maioria são mulheres.