Quem Somos

Quem Somos

Respeito
a uma cultura sustentável.

O século XXI estava apenas a começar. Porém, São Tomé e Príncipe reunia um conjunto de saberes naquilo que à terra dizia respeito; à capacidade que o homem tem de tirar da terra sustento para o seu dia-a-dia e alimento para a sua família. O segredo era fazê-lo de forma sustentável com respeito pela agroecologia.

A união faz a mudança!

Vários agrónomos são-tomenses com formação superior fora do país e com uma experiência consolidada em vários projetos agrícolas e agropecuários sentiam a necessidade de se juntar numa entidade que pudesse capitalizar o seu conhecimento.

Foi assim que, através do projeto “Programa Nacional de Apoio à Promoção de Agricultura Familiar (PNAPAF)”, na sua componente da Vulgarização, nos primeiros anos se trabalhou muito para se tornar a densificar o cacauzal nas duas ilhas e na segunda metade do programa de vulgarização se focou na diversificação cultural.

O fim deste programa e o início do Programa de Apoio à Promoção de Agricultura Familiar e Pesca Artesanal (PAPAFPA) seria precisamente o fator de arranque para a criação e para o registo oficial da ONG ADAPPA – Ação Para o Desenvolvimento AgroPecuário e Proteção do Ambiente –, no dia 20 de setembro de 2001. Nesta altura, a ADAPPA era constituída por 17 membros fundadores, sendo que mais recentemente, em 2018, esse número desceu para 12, nove dos quais são fundadores.

A ADAPPA possui uma estrutura associativa democrática com uma mesa da Assembleia Geral, um Conselho Executivo de Administração e um Conselho Fiscal (que reúne uma vez por ano na sua Assembleia Geral Ordinária e, mais frequentemente, na Extraordinária)

O projeto PNAPAF apoiava a agricultura familiar, procurando sistematizar o saber-fazer do camponês local. Assim, os fundadores da ADAPPA visaram criar uma organização não-governamental (ONG) que fosse laica (sem fins religiosos e sem promover qualquer religião), apartidária (procurando respeitar todos os partidos, sem nunca se comprometer com nenhum em particular) e sem fins lucrativos, ou seja, todos os meios e recursos seriam aplicados nos projetos e fins sociais da ADAPPA.

A ADAPPA exerce atualmente o secretariado técnico da RESCSAN-STP – Rede da Sociedade Civil para Segurança Alimentar e Nutricional de São Tomé e Príncipe, uma plataforma de diálogo que visa contribuir para alcançar a segurança e soberania alimentar e nutricional em São Tomé e Príncipe.

Com o apoio do Ministério de Agricultura de São Tomé e Príncipe, a ADAPPA iria receber as atuais instalações para criar a sua sede, em Mesquita.