O projeto PAS – Políticas Agroalimentares Sustentáveis vai realizar o seminário “Políticas Públicas em Segurança Alimentar e Nutricional: contributos da academia e da sociedade civil”, amanhã, dia 28 de fevereiro, às 15 horas, no auditório do Hotel Pestana, em São Tomé.
O seminário visa apresentar a publicação “Processos Formativos em Segurança Alimentar e Nutricional em São Tomé e Príncipe – Contributos para a Elaboração de Políticas Públicas e Informação aos Produtores Rurais“, a qual surge na confluência de duas iniciativas. Em primeiro lugar, decorre da necessidade de sistematizar as 10 teses elaboradas no âmbito do Curso de Especialização em Segurança Alimentar e Nutricional. O programa do curso foi concebido especialmente para atender às especificidades da CPLP, envolvendo professores das universidades proponentes – UNILAB e UNESP – e de universidades parceiras no âmbito do MUCONSAN – Universidade de Cabo Verde, Universidade de São Tomé e Príncipe e Unizambeze (Moçambique). Em segundo lugar, o projeto PAS visando mobilizar a sociedade civil para a discussão e monitorização de políticas públicas em segurança alimentar e nutricional (SAN) considerou a publicação e divulgação destas teses como um contributo que liga a academia ao mundo rural e dá um importante contributo para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe.
Assim, os técnicos das organizações da sociedade civil, dirigentes e técnicos das cooperativas agrícolas e das organizações de agricultores familiares, agricultores, pescadores artesanais e extrativistas, dirigentes e quadros técnicos da administração pública, bem como os estudantes universitários e todos os interessados em SAN são convidados a participar neste evento, que conta com a parceria do Mecanismo de Facilitação da Participação das Universidade no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (MUCONSAN).
Consulte o Programa AQUI.
O projeto PAS – Políticas Agroalimentares Sustentáveis é implementado em São Tomé e Príncipe pelo IMVF, pela Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento (ACTUAR) e pela Ação para o Desenvolvimento Agropecuário e Proteção do Ambiente (ADAPPA) e cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.