Seminário “Téla Nón sustentável” | 28 de outubro | 09h00

Seminário “Téla Nón sustentável” | 28 de outubro | 09h00

“São Tomé e Príncipe tem vindo a construir um caminho importante e reconhecido internacionalmente na promoção da agroecologia, o que é ilustrado com quase um quarto de toda a sua área agrícola alocada à produção biológica!” Esta frase do Ministro da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe, Eng.º Francisco Martins dos Ramos, foi extraída do prefácio do estudo “São Tomé e Príncipe na construção de um pacto nacional para a agroecologia” o qual será oficialmente lançado a 28 de outubro de 2021 no Hotel Pestana São Tomé, na cidade de São Tomé, no âmbito projeto PAS – Políticas Agroalimentares Sustentáveis (A sociedade civil na consolidação da governança multi-atores da segurança alimentar e nutricional em São Tomé e Príncipe) implementado em São Tomé e Príncipe desde janeiro de 2019 pelo IMVF, pela Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento (ACTUAR) e pela Ação para o Desenvolvimento Agropecuário e Proteção do Ambiente (ADAPPA) e cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Esta publicação aborda a conformação do sistema alimentar de São Tomé e Príncipe, as suas principais trajetórias, as instituições existentes e conclui com algumas recomendações globais e iniciais nas áreas do conhecimento, produção, uso dos recursos naturais e comercialização/consumo para a promoção ativa da agroecologia e transformação do sistema alimentar do país. Assim, no seminário “Téla Nón Sustentável”, para além do autor, Eng.º Francisco Sarmento, o qual irá apresentar o estudo que será oferecido a todos os participantes que se inscreverem, seguir-se-á um momento de reflexão moderado pela Dra. Joana Dias, da ACTUAR, dando palco à Victoria Medina que exerce a função de Secretariado Técnico da Rede das Margaridas da CPLP e que apresentará o tema da importância das mulheres rurais na promoção de sistemas alimentares sustentáveis.

Às 11h00 segue-se a mesa redonda com a participação de Maria de Fátima, agricultora e presidente da AMAGRU, o Eng.º Celso Garrido na qualidade de representante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de São Tomé e Príncipe (CONSAN-STP) e o Dr. Carlos Tavares enquanto representante da Rede da Sociedade Civil para Segurança Alimentar e Nutricional de São Tomé e Príncipe (RESCSAN-STP). A sessão plenária será às 11h30.

O programa é o seguinte:

Destinado a todos os atores locais com interesse na segurança alimentar e nutricional, nomeadamente agricultores e representantes da sociedade civil ao nível de associações formais e informais, organizações não governamentais, organizações internacionais e autoridades locais, convidamos todos os interessados a inscrever-se no link abaixo:

shorturl.at/frvOY


insegurança alimentar e nutricional é simultaneamente uma causa e efeito da pobreza, estando interligada com múltiplas dimensões do desenvolvimento. Numa época de desafios glocais, tornou-se evidente a necessidade de assegurar a resiliência dos sistemas alimentares e uma transformação no sentido de um sistema alimentar justo para todos e todas, que reconheça as necessidades das pessoas, que seja digno e que respeite a natureza. Um dos grandes objetivos do projeto PAS – Políticas Agroalimentares Sustentáveis é contribuir para a segurança alimentar e nutricional e para o desenvolvimento sustentável e inclusivo em São Tomé e Príncipe, contribuindo ainda para a realização do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA).